Abrir sua própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. Mas, além de pensar no produto ou serviço que irá ser disponibilizado, é preciso levar em conta como será feita a gestão do seu negócio. Ou seja, abrir uma empresa requer muito planejamento e persistência por parte do empreendedor.

Pensando nisso, preparamos um guia prático para te ajudar com tudo o que você precisa saber para planejar a contabilidade da sua nova empresa do zero. Siga essas dicas e seja um empreendedor de sucesso. Boa leitura!


Por onde devo começar?


Bom, sabemos que abrir uma empresa não é uma tarefa fácil e exige um bom planejamento para evitar dores de cabeça e surpresas desagradáveis. Separa o papel e a caneta e vai anotando todas as dicas:


1. Registre detalhadamente todos os gastos e despesas;


Para administrar a contabilidade da sua loja, é essencial saber quanto você recebe e quanto é gasto. Por isso, tenha todas as suas despesas registradas e organizadas no computador e, se preferir, pode registrá-las em um caderno também.

Então, para manter a organização e metas sempre em dia, registre todos os comprovantes de compra e venda, como por exemplo, notas fiscais e extratos bancários. Para que não haja possíveis falhas, crie uma rotina de coleta e armazenamento dessas informações.


2. Fique por dentro das novas atualizações;


Ser dono de um negócio significa estar por dentro de todas as novidades e atualizações do setor. Além disso, é essencial conhecer um pouco sobre os conceitos básicos de contabilidade e fazer cursos relacionados a área, constantemente.

3. Contrate um profissional contábil;


Esse profissional pode te ajudar com todas as questões burocráticas e legais da sua loja, além de poder esclarecer todas as suas dúvidas e afirmar que todos os documentos estão de acordo com as necessidades legais.


Saiba como organizar as finanças do seu negócio


A organização das finanças é o fator que mais preocupa os gestores na hora de fazer a contabilidade e, muitas vezes, o resultado dessa dificuldade gera o fechamento do negócio.

De nada adianta focar especialmente no atendimento comercial e deixar de lado os outros setores. Uma das principais consequências da falta de gestão é o crescimento e a dificuldade na tomada de decisões.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para você ficar atento e saber organizar as finanças do seu negócio. Confira:


1. Como está sua atual situação financeira?


Antes de tudo, é fundamental analisar o andamento atual da loja e o passado. Para isso, é essencial se fazer as seguintes perguntas: “A minha empresa está sendo lucrativa?” “Meus produtos ou serviços estão dando retorno?” ou então “Quais as contas a pagar e a receber eu tenho?”.

Esses são questionamentos fundamentais para que o planejamento ocorra tranquilamente. Além disso, com ele você tem a possibilidade de otimizar resultados e evitar problemas futuros.

Muitas vezes, descobrir algum problema com antecedência pode ajudar a evitar grandes crises ou até mesmo a falência do seu negócio.


2. Lembre-se, a tecnologia é sua amiga


Existem diversos tipos de ferramentas e métodos que podem te ajudar na hora de organizar as finanças. Essas ferramentas são softwares que foram estudados e auxiliam empresas do mundo inteiro de pequeno até grande porte.

Por exemplo, o fluxo de caixa permite que você acompanhe todas as entradas e saídas do caixa, dito isto, é possível ter controle dos compromissos e também permite a realização das projeções. Além disso, você também pode contar com sistemas de cobrança, sistema financeiro e orçamentos.


3. Nada de misturar as finanças pessoais


E por último, mas não menos importante: nunca misture suas finanças pessoais com as do seu negócio.

Esse é um erro comum, principalmente em empresas de pequeno porte, onde na maioria das vezes é o dono do estabelecimento que faz o financeiro, vendas e marketing. O hábito de misturar finanças pessoais com a da empresa pode gerar graves problemas futuros, por isso, fique atento!


Cortar gastos ajuda no gerenciamento da loja


Para manter sua loja firme no mercado e conquistar bons crescimentos, é preciso ter um bom gerenciamento de gastos.

Por isso, primeiro de tudo, é necessário manter os dados sempre atualizados e sob controle para que o seu negócio esteja sempre no azul.

O ideal é adotar medidas que ajudem na redução de gastos, como por exemplo, optar por um banco de horas, terceirizar determinadas funções, ter um estoque bem organizado, considerar férias coletivas e reavaliar os benefícios oferecidos.

Então, se você é empresário e planeja abrir sua nova empresa do zero, conte com a JCS Contabilidade para ajudar no planejamento e organização das finanças. Somos uma empresa especializada em contabilidade, com profissionais capacitados e experientes, buscando sempre oferecer um alto padrão de qualidade e serviços diferenciados, com agilidade e rapidez.

Dessa forma, hoje temos total capacidade de atender pequenas e médias empresas, MEIs e profissionais liberais, além de prestar serviços a pessoas físicas.

Entre em contato conosco através do telefone (48) 3263-0246 e tire todas suas dúvidas com a nossa equipe.

Palavras chave: Contabilidade - planejamento de empresa - abrir empresa do zero - abrir uma loja