O Pix é um novo meio de pagamento do Banco Central (BC) criado para facilitar todas as transações monetárias. E para você que é empresário, o Pix significa mais facilidade para receber pagamentos, fazer transações de forma instantânea e em tempo real e muito mais.

No blog post de hoje, você ficará sabendo tudo sobre a nova ferramenta, como usá-la e os benefícios para a sua empresa. Continue lendo para descobrir:

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo que foi anunciado em fevereiro de 2020 pelo Banco Central (BC) e que chegou para facilitar as transações monetárias, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Esta nova forma de pagamento já está em operação desde o dia 16 de novembro deste ano.

Como irá funcionar?

Com o Pix, as realizações de transferências e pagamentos serão feitas em até 10 segundos e a nova modalidade irá funcionar por 24 horas, todos os dias do ano, inclusive aos finais de semana e feriados para pessoas físicas e jurídicas, diferentemente das formas de transação atuais.

Ele estará disponível junto às formas de pagamento tradicionais (boleto, cartão de débito e crédito, TED e DOC) em todas as instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes.

Para utilizar o Pix como meio de pagamento, não será necessário baixar nenhum aplicativo, pois ele aparecerá dentro de seus aplicativos de banco e em outros canais, como internet banking e caixa eletrônico.

Como transferir dinheiro usando o Pix

As transações poderão ser de qualquer valor. Para realizar um pagamento usando o Pix é necessário que o recebedor use seu smartphone para ler o QR code ou informar a chave Pix do recebedor ou, ainda, digitar os dados da conta, como é feito no TED. A “chave” será um código pré-definido, podendo ser o CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma sequência aleatória escolhida pelo usuário.

Como receber dinheiro usando o Pix

Para receber um Pix, será preciso gerar um QR code para ser compartilhado com o pagador ou passando uma chave Pix que está registrada em uma conta existente. Quando o pagamento é feito, leva segundos para ser creditado na conta do recebedor.

Quais as vantagens para a minha empresa?

Para o empresário, o Pix significa uma nova forma de receber pagamentos de clientes, fazer transações para pessoas físicas, outras empresas e até para o governo de forma imediata e em tempo real, barateando os custos das operações monetárias.

- Através do Pix, a conta PJ poderá pagar fornecedores, salários de funcionários e até tributos federais. Isso irá trazer muito mais facilidade e menos custos para a sua empresa.

- Realizar pagamentos fica mais fácil com o Pix, pois eles serão diretos entre o pagador e recebedor, ou seja, sem intermediários para encarecer ou prorrogá-las.

- Para contas PJ, as taxas serão fixas, menores e definidas pelas próprias instituições financeiras.

- Sua empresa irá receber pagamentos em poucos segundos, diferente de alguns métodos tradicionais como boleto.

Consulte um profissional da área de contabilidade e tire suas dúvidas sobre o Pix. Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp: (48) 3263-0246 .

Palavras chave: pix, forma de pagamento, nova forma de pagamento, banco central, conta PJ