Mais um ano se inicia, e com ele, milhares de brasileiros se deparam com o Imposto de Renda Pessoa Física. Mas antes de saber se você precisa declarar ou não, você sabe o que ele é? Para saber do que se trata, primeiro é importante conhecer um pouco sobre esse tributo, que pessoas precisam declarar e o que mudou em 2020. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.

O Imposto de Renda (IRPF) é o imposto sobre o rendimento da pessoa física. Ele nada mais é do que uma taxa cobrada anualmente para algumas pessoas a partir do cálculo do Imposto de Renda de acordo com o valor do salário.

Quem deve declarar


Devem declarar o Imposto de Renda os contribuintes que receberam rendimento tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2019. Se esse é o seu caso, é importante que você prepare toda a documentação com antecedência para não deixar tudo para última hora e correr o risco de esquecer algum documento exigido.

Não precisa declarar Imposto de Renda quem ganha até R$ 1.903,98 por mês. Entretanto, existem outras pessoas que também precisam declarar, confira a lista completa no site do Imposto de Renda 2020.

Datas para declarar o IRPF


Um ponto a se ater são os prazos de pagamento do IR, as datas limites estabelecidas pela Receita Federal todos os anos. Confira os prazos de cada parte do processo.

Data Procedimento
4 de janeiro  Liberação das alíquotas Imposto de Renda. 
Final de janeiro  Liberação dos programas auxiliares como o Carnê Leão. 
25 de fevereiro Liberação do Programa IRPF para declaração de Imposto de Renda. 
7 de março  Início do prazo para entrega da DIRPF. 
30 de abril 

Encerramento do prazo para entrega da declaração de IRPF.

 

Em caso de atraso do pagamento, não há a possibilidade de fazer o pagamento no valor inicial. Haverá um acréscimo de multas e juros equivalente ao tempo de atraso, podendo chegar a 20% do valor cobrado inicialmente.

Restituição do pagamento

Assim como há um prazo para o pagamento do IRPF 2020, também há um calendário com as datas de entrega dos lotes da restituição do Imposto de Renda 2020. Ela serve para àqueles que possuem direito de receber parte do seu pagamento de volta à conta bancária. Veja abaixo os prazos:

1º lote: 16 de junho
2º lote: 17 de julho
3º lote: 15 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 16 de outubro
6º lote: 16 de novembro
7º lote: 15 de dezembro

Onde declarar

É de extrema importância que você esteja atento a todos os dados que fornece em cada declaração de renda. A Receita Federal é muito rigorosa com os dados informados. E a cada ano vem reforçando os critérios.

A declaração do Imposto de Renda 2020 pode ser feita pelo site da Receita Federal. Todavia, é sempre melhor consultar um profissional experiente para lhe auxiliar em todos os passos. Dessa forma você não corre o risco de receber uma multa por enviar alguma informação errada.

Restou alguma dúvida? Conte com a nossa equipe para fazer a sua Declaração do Imposto de Renda 2020. Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e peça seu orçamento.

Palavras chave: Imposto de Renda 2020, contador em Tijucas, IRPF 2020