Como é feito atualmente o planejamento financeiro da sua empresa? Esse é um documento muito importante, pois é ele que vai apontar as diretrizes para que o idealizado se torne real. Por isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro, para que assim, a sua empresa consiga se sustentar, prosperar e se manter competitiva no mercado.

Quando devo fazer um planejamento financeiro? Sabemos que não é fácil fazer a gestão financeira de uma empresa, principalmente para quem está começando. E para lhe ajudar nessa jornada, trazemos dicas essenciais para elaborar um planejamento financeiro que traga ótimos resultados.

1 - Analise o cenário atual

O primeiro passo do planejamento financeiro é analisar o cenário atual da sua empresa e do mercado em que ela está inserida. Para isso, você pode usar uma ferramenta chamada S.W.O.T onde você lista todos os pontos fortes e fracos da sua empresa e as oportunidades e ameaças externas. Essa ferramenta vai lhe ajudar a traçar as metas que você pretende alcançar.

2 - Defina as todas as metas

Agora que você já analisou os pontos em que precisa melhorar, fica mais fácil traçar as metas e objetivos para o seu negócio. Seja para as metas de curto prazo que envolvem a utilização do capital de giro ou para as metas de longo prazo referentes a investimentos em máquinas para a empresa, por exemplo. Então, trace todas as metas da empresa para o período. Lembre-se de colocar prazos realistas e de acompanhar se o planejado está sendo executado.

3 - Conheça todos os custos

Seja para a produção de um produto ou na prestação de um serviço, conhecer os custos da sua empresa é super importante para avaliar se a maneira atual continua sendo a melhor ou se existem formas de diminuir os custos e manter a qualidade. Se seu negócio envolve produto, avalie os fornecedores da matéria prima e tudo que esteja relacionado com a fabricação do produto.

4 - De olho na sua movimentação financeira

Garantir a saúde do seu caixa deve ser uma das suas prioridades como gestor. E para lhe auxiliar, existem relatórios que possibilitam ter a clara visão de como os seus recursos estão sendo administrados. O Fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial são apenas algumas ferramentas importantes que você precisa acompanhar todos os meses.

Eles mostram a movimentação mensal dos seus recursos, ou seja, tudo o que entra e sai da empresa. Entender o seu ciclo financeiro é primordial para estruturar os próximos passos. Manter um bom planejamento financeiro faz com que você tenha mais segurança e certeza na hora de tomar as decisões e saber em qual parte da empresa investir mais.

5 - Plano de ação

Chegou a hora de colocar executar as ações que farão com que as metas que você traçou mais cedo sejam alcançadas! No plano de ação você irá fazer um mapeamento das ações necessárias. Para isso, crie um cronograma, divida tarefas e documente as ações para avaliar mais tarde. Nessa parte é importante que você defina responsáveis para cada ação planejada, você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com a sua equipe!

6 - Imprevistos acontecem, esteja preparado

Por mais que você tenha feito um ótimo planejamento financeiro e feito todas as análises, um bom gestor sabe que os imprevistos fazem parte de todas as empresas e que deve estar preparado para saber como agir e onde investir o dinheiro. Crie pelo menos dois possíveis cenários alternativos. Um positivo, em que todas as metas são batidas, os custos e despesas reduzidos. E outro cenário em que o oposto possa acontecer.

Ainda precisa de uma ajuda para montar o seu planejamento financeiro? A JCS Contabilidade conta com uma equipe especializada e pronta para lhe dar suporte para que você consiga otimizar os seus recursos e tomar as melhores decisões para o seu negócio. Entre em contato: (48) 3263-0246 .

Palavras chave: planejamento financeiro, contabilidade, Plano de ação, como atingir as metas, balanço patrimonial, saúde financeira